"Um lugar especial para você ter um encontro com Deus"
Inicial Mensagens Estudos Bíblicos ABRINDO OS OLHOS DA FÉ
Você está aqui

Rádio

radio

Envie um Convite

Aqui você pode enviar um convite a um amigo.
ABRINDO OS OLHOS DA FÉ

ABRINDO OS OLHOS DA FÉ

Texto: 2° Reis 6.8-16

Eliseu, um dos maiores profetas de Deus sobre Israel, discípulo de Elias, recebeu porção dobrada da unção que estava sobre Elias porque viu ele subir ao céu em uma carruagem de fogo. Eliseu teve um ministério marcado por muitos milagres e maravilhas; a resurreição do filho da sunamita, a cura de Naamã, o general sírio leproso, a morte de Jezabel, o machado que flutuou, enfim, um ministério glorioso.

O texto nos mostra que Havia um estado de hostilidade entre a Síria e Israel. BEN-HADADE (REI DOS SÍRIOS) reuniu várias vezes seus líderes militares e planejou: “Em tal e tal  lugar, estará o meu  acampamento” O propósito do  rei era armar uma emboscada para os soldados  israelitas, ou  talvez até  surpreender  e  capturar  o  rei  de  Israel. Entretanto, cada vez que suas tropas  iam para o  lugar onde ele planejava armar sua emboscada, o lugar estava  tão  fortemente  guardado  (veja  v.  10)  que eles se retiravam.

OUVIR O PROFETA FAZ TODA A DIFERENÇA: A razão da frustração do rei era que o Senhor mantinha Eliseu informado a respeito dos seus planos. Eliseu mandava avisar o rei: “Guarda-te de passares por tal lugar, porque os sírios estão descendo para ali”. A essa altura, O REI JORÃO já conhecia Eliseu o suficiente para admitir que, quando o profeta falava, ele tinha de escutar. Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e sereis bem sucedidos. (2° Crônicas 20.20b). Por isso, o rei agiu conforme as informações enviadas.

 

DEUS SABE TODAS AS COISAS: O rei da Síria  frustrou-se vez após vez deduziu  que  deveria  haver  um traidor em seu pessoal, alguém que estava revelando  seus planos ao  inimigo. Um  dos  presentes  tomou a palavra: “Ninguém, ó  rei, meu  senhor; mas o profeta Eliseu, que está em  Israel,  faz saber  ao  rei de  Israel  as palavras que  falas na  tua câmara de dormir” é uma figura de linguagem que se refere aos pensamentos e palavras mais pessoais.

Você e eu precisamos nos lembrar de que nada do que fazemos, dizemos, ou pensamos é oculto do Senhor. “Todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hebreus 4:13).

PENSAMENTO: Esta afirmação feita por HENRY BLUNT (escritor inglês) é muito verdadeira: “Dizemos  que Deus  vê tudo, ouve tudo, sabe tudo e vivemos como se Ele fosse absolutamente cego, surdo e ignorante”.

Sabendo que era o profeta de Deus que denunciava suas emboscadas, o rei da síria planejou capturar Eliseu, enviando um poderoso exército para cercar a CIDADE DE DOTÃ ONDE ELISEU ESTAVA MORANDO. O exército planejou  chegar a Dotã no meio da noite (v. 14b), para que Eliseu não visse os soldados chegando e escapasse da cidade. Rapidamente, eles “cercaram a cidade” (v. 14c). Parecia não haver saída para o profeta. Eliseu certamente sabia o  que  estava  acontecendo, mas isto não perturbou o seu sono. Sua confiança estava n’Aquele que não dormita, nem dorme.

Na manhã seguinte, “o moço”  do  homem  de Deus levantou-se cedo e saiu e o que o que o moço viu  aterrorizou-o:  “…eis que tropas,  cavalos  e  carros haviam  cercado  a  cidade” Voltou  correndo para casa e gritou a Eliseu: “Ai! Meu  senhor! Que faremos?”  (v. 15c). A exclamação signifcava: “Está tudo perdido! Seremos capturados e provavelmente mortos!”

NÃO TEMAS – foi a resposta de Eliseu para o moço e é a Palavra de Deus para sua vida hoje amanhã e todos os dias do ano. A palavra “não temas” aparecem 366 vezes na bíblia, uma para cada dia do ano.

PORQUE NÃO DEVEMOS TEMER? “…porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles”.

ENTÃO, ELISEU OROU – Eliseu não orou por si, ou para que Deus os livrasse. Ele já estava certo disso. Ele orou para que Deus abrisse a visão do moço. E “o Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo”.

 DEUS DÁ ORDEM AOS SEUS ANJOS AO NOSSO RESPEITO - A imagem usada no versículo 17 é uma das figuras pelas quais a Bíblia se refere “à grande hoste angelical que paira além do reino visível”. “O anjo do Senhor acampa-se ao  redor dos que o  temem e os livra”  (Salmos  34:7). Novamente, o  salmista Disse: “Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre” (Salmos 125:2). Não  devemos  subestimar  o  poder  das  forças do mal (veja Efésios 6:12), mas devemos gravar em nossos corações que “são mais os que estão conosco do que os que estão com eles”. No Novo Testamento, João expressou  isto da Seguinte maneira: “Maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1 João 4:4).

CONCLUSÃO: Para cada demônio que satanás envia para nos atormentar e destruir, existem dois anjos para nos guardar e livrar do mau. (Ap. 12.3-4) Deus abrirá os teu olhos espirituais para que através da fé você veja o livramento e a vitória que Deus tem preparado para você.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Destaques



Galeria de Fotos

Aniversariantes

  • Sheila Pinheiro: 02/01
  • Cristiane de Oliveira: 04/01
  • Juliana Cavalin: 08/01
  • Lucimeire: 08/01
  • Guilherme Linaris: 09/01
  • Matheus Gustavo Pinheiro de Souza: 30/01
  • Daniél Rodrigo Marques: 06/02
  • Larry Uchôa Guimarães: 14/02
  • manoel moises de souza junior: 14/02
  • Antonio Carlos de Goes: 15/02