"Um lugar especial para você ter um encontro com Deus"
Inicial Mensagens Devocionais Como Superar as Frustrações
Você está aqui

Rádio

radio

Envie um Convite

Aqui você pode enviar um convite a um amigo.
Como Superar as Frustrações

     E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo.    2° Coríntios 12.7-9 

 

     Neste texto bíblico, Paulo conta o seu próprio testemunho de uma frustração que ele próprio experimentou como ação do próprio Deus em sua vida. Muitos teólogos dão várias explicações a respeito do que se tratava de “um espinho na carne” de Paulo. Há os que dizem que este espinho poderia ser uma enfermidade. Mas seja qual for a explicação ou interpretação deste texto, fato é que Paulo se sentia frustrado.      Frustração é o estado daquele que, pela ausência de um objeto ou por um obstáculo externo ou interno, é privado da satisfação dum desejo ou duma necessidade. Frustrações são interrupções de comportamentos motivados, são conseqüências de desejos não realizados.

     Um exemplo bem típico é do jovem que estuda muito para ser aprovado em um vestibular para cursar uma faculdade, passa horas e horas estudando, não tem feriado e nem férias, sonhando com a profissão que sempre desejou e depois de tanto estudar, fazendo as provas ele é reprovado, ou não consegue os pontos necessários para uma vaga na faculdade. Aí vem a frustração.

     Um dos grandes problemas da nossa sociedade hoje em dia, é a preocupação com os resultados. Trabalhar, fazer de tudo, não importa como, para alcançar os resultados, e quando o resultado tão esperado não acontece, a frustração é inevitável.

     Poderíamos aqui relatar muitos outros exemplos de frustrações. Frustrações na área afetiva e amorosa, familiar, profissional e outras.

     A verdade é que toda frustração quando não é superada, torna-se um obstáculo para novos desafios da vida. A frustração pode levar pessoa a uma desilusão e ao sentimento de fracasso. A frustração pode trazer como conseqüência uma tristeza profunda. Tudo isso é prejudicial à auto-estima, e muitas vezes aos relacionamentos. As pessoas não acreditam mais em si mesmas.

     Eu acompanhei uma entrevista do jogador Cafu, lateral direito da seleção brasileira no tetra e capitão da equipe no penta campeonato mundial. Cafu foi o jogador que até o ano de 2009 foi o que mais vestiu a camiseta da seleção brasileira. Vencedor de vários campeonatos internacionais, nacionais e estaduais. Passou pelos maiores clubes do Brasil e da Europa, mas o seu início de carreira foi frustrante. Antes do sucesso nos gramados, Cafu passou por nove "peneiras" (testes que os times fazem com garotos para os incluírem nas categorias de base para futuramente serem jogadores profissionais), sem sucesso, até começar a jogar pelo São Paulo, em 1989. Inclusive umas das “peneiras” pelas quais ele passou e não foi aceito foi pelo Palmeiras que anos depois, contou com o seu talento como jogador para a conquista de vários títulos, inclusive sendo um dos grandes jogadores que passaram pelo time e é lembrado até os dias de hoje.

     Se Cafu não sendo aceito, sendo rejeitado, como de fato, nas primeiras peneiras, frustrado, que com certeza deve ter sido o seu sentimento a cada “não” que recebia, tivesse desistido? Será que ele se transformaria neste grande campeão que é hoje? Creio que não. Mas o fato de ele superar cada “não” que recebia e continuar tentando fez com que ele conquistasse o sucesso que tem hoje.

     É impossível vivermos uma vida sem frustrações. Frustrações não podem ser evitadas, tem que ser superadas. O “não” faz parte desde o começo da nossa vida, e temos dificuldades de lidar com esta palavrinha. Aprender a ouvir o “não” é o começo para superar as frustrações. Ouviremos muitos “não” da vida, de pessoas e até do próprio Deus. Eu costumo dizer que Deus responde todas as nossas orações, Ele não nos deixa sem respostas, mas muitas vezes a resposta de Deus é o “não” que não queremos ouvir.

     Leia na Bíblia no livro de Provérbios 16.1.

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Destaques


Crendo nas Palavras de Jesus
  “Crendo nas Palavras de

Galeria de Fotos

Aniversariantes

  • Wellington: 04/08
  • Marcelo Pitta: 09/08
  • Selma Montanher: 26/09
  • Selma M.M Montanher: 26/09